Smart City Business Brazil Congress 2023

 
Arena 1
Data: 24 de maio de 2023
Horário 15:00 à 16:30
 

Cidades inteligentes: soluções digitais para um futuro mais habitável

 
Numa sociedade cada vez mais conectada, é esperado que o poder público também avance neste sentido para melhor À medida que as cidades ficam mais inteligentes, elas se tornam mais habitáveis e responsivas, interagindo mais com seus habitantes e objetos, como iluminação, veículos, túneis e assim por diante.

Hoje, com o rápido avanço das tecnologias digitais, conseguimos visualizar um futuro onde essas tecnologias poderiam fazer mudanças positivas no ambiente urbano e na qualidade de vida de seus habitantes. Por outro lado, é importante que todos os atores envolvidos, do poder público aos cidadãos, passando pelas empresas de serviços e produtoras de tecnologia, se empenhem em garantir que essas tecnologias não sejam invasivas, incômodas e antiéticas.

Neste painel debateremos sobre algumas dessas tecnologias, falaremos sobre a disseminação de equipamentos móveis, da IA, 5G, drones, veículos autônomos e semi-autônomos, metaverso, blockchain e outras, além de apontarmos os principais riscos e oportunidades de sua utilização.

CÉZAR TAURION CHEDE

Head Digital Transformation da Kick Ventures
Mediador

DIOGO CEZARI

Líder de Smart Solutions da Magna Sistemas
Palestrante

Tema: Cidades que acolhem: É inegável que a tecnologia transformou a vida das pessoas, aumentou o grau de exigência - inclusive sob a perspectiva de práticas do ESG (Environmental, Social and Governance) - e levou os Gestores Públicos a vivenciarem novos desafios no dia a dia das cidades. Soluções como o processamento em nuvem surgiram e permitem a disponibilidade em tempo integral. Com a Internet das Coisas (IoT), os sensores coletam dados de forma precisa e habilitam o Aprendizado Automático (Machine Learning) e a Inteligência Artificial (IA) - que não param de aprender. Além disso, o Assistente Virtual (Chatbot) possibilita a criação de um canal direto para o diálogo com o cidadão. E se tudo isso fosse uma plataforma única que permitisse as cidades do Brasil se tornarem mais aconchegantes para as pessoas e, ao mesmo tempo, responsáveis na ótica socioambiental. Afinal, é na experiência delas que as inovações devem atuar. Ao mesmo tempo, os sistemas devem trazer ao Gestor Público mais visibilidade do que deve ser feito, em quanto tempo e com quais recursos.

RAFAEL CAMPOS

Analista de Negócios do PTI
Palestrante

TEN. CEL. ROBERTO DONATO

Coordenador do Smart Policing Lab da Polícia Militar do Rio Grande do Sul
Palestrante

THIAGO GONÇALVES LEDO

Especialista em Smart Cities do BNDES
Palestrante